Re: Unicode??

From: Doug Ewell (dewell@adelphia.net)
Date: Sat Aug 03 2002 - 16:03:15 EDT

Felipe Boita <boita2 at cco dot matrix dot com dot br> wrote:

> Não são caracteres combinantes... (?)
> Os caracteres são:
> Ẽ ẽ Ĩ ĩ Ũ ũ Ỹ ỹ

(en)
These *are* combining characters in Unicode. That is, each can be
separated into a base letter and combining diacritic. This is not the
problem.

(pt)
Sim, estes estão caracteres combinantes em Unicode. É dizer, cada um
pode ser separado em uma letra principal e diacritic combinante. Este
não é o problema.

> Para representá-los aqui no Outlook Express, precisei digitá-los no
> Word (inserindo síbolo) e depois copiar para aqui.
>
> É possível utilizar tais caráteres no Word e no Outlook como
> caracteres combinantes? Digitando apenas "~" + "x"?

(en)
What you want is a way to type these characters in Word and Outlook
Express without using the "Insert Symbol" dialog box. I don't know how
to do this in OE, but in Word 2000 (under Windows 2000) you can easily
define your own shortcut keys. Go to Word Help and search for "Assign a
Shortcut Key to a Symbol."

Unfortunately, the Brazilian ABNT keyboard driver can use the tilde (~)
dead key only in combination with the letters A, N, and O. I don't know
of any alphabet that uses all of the characters (ã, ẽ, ĩ, õ, ũ, ỹ).

I hope this helps.

(pt)
O que você quer é uma maneira digitar estes caracteres no Word e no
Outlook Express sem usar da caixa de diálogo "símbolo inserção". Eu não
sei a faça isto em OE, mas no Word 2000 (sob Windows 2000) você pode
fàcilmente definir suas próprias chaves de atalho. Vá à ajuda de Word e
busca para "atribui uma chave de atalho a um símbolo."

Infelizmente, o excitador brazilian do teclado de ABNT pode usar a chave
inoperante do tilde (~) somente em combinação com as letras A, N, e O.
Eu não sei de nenhum alfabeto que usar todos os caracteres (ã, ẽ, ĩ, õ,
ũ, ỹ).

Espero que este seja útil.

-Doug Ewell
 Fullerton, California
 translation by AltaVista Babel Fish (95%) and me (5%)